Quando os Microempreendedores Individuais dizem Boleto MEI, eles estão se referindo à guia de pagamento que todos os empresários registrados nessa condição empresarial têm a obrigação de pagar.
Aliás, tecnicamente, ela é um boleto. Então, se isso facilita o entendimento, sem problemas.
De qualquer modo, nossa intenção com as informações que serão apresentadas é indicar os caminhos e procedimentos a serem seguidos para impressão, reimpressão e pagamento do boleto MEI. Enfim, serão dicas cruciais para qualquer MEI.
Como emitir boleto MEI?
Antes de falarmos sobre a emissão do documento, é bom esclarecermos o que ele é efetivamente. Sendo assim, podemos dizer que esse boleto MEI que todos chamam é, na verdade, uma guia de arrecadação do Simples Nacional, conhecida como DAS.
Ao pagar a referida guia, o MEI está recolhendo os impostos inerentes ao seu negócio.
Essa guia tem um valor fixo que é definido da seguinte forma:
- R$ 5,00 a título de ISS, se a atividade empresarial for um serviço;
- R$ 1,00 a título de ICMS, se a atividade empresarial for uma indústria ou um comércio;
- 5% do salário mínimo vigente, a título de INSS.
Com isso, fica claro que o chamado “boleto MEI” é um documento extremamente importante. Afinal, ninguém gosta de ter problemas com o fisco, não é mesmo?
Já que tudo isso foi esclarecido, podemos ir até o local indicado para realizar a emissão do boleto. Nesse caso, bastará seguir os seguintes passos:
- Vá até o Portal do Empreendedor;
- No título “Já Sou MEI”, clique na opção “Serviços”;
- Clique no quadro “Pague sua Contribuição Mensal” e selecione a opção “Boleto de Pagamento”;
- No campo seguinte, bastará inserir o seu CNPJ, resolver o captcha e clicar em “continuar”;
- Por fim, bastará imprimir os boletos referentes ao seu cadastro.
Como reimprimir?
Caso, por algum motivo que seja, você não tenha mais o seu boleto MEI em mãos, não tem problema. Se o seu boleto ainda estiver dentro do vencimento, bastará seguir o mesmo passo a passo indicado acima para poder realizar a impressão do documento.
Além disso, para evitar esses problemas de “extravio” ou inutilização do boleto MEI, é possível registrar o pagamento da guia em débito automático. Para tanto, bastará clicar na opção “Pague sua Contribuição mensal” e depois em “Débito Automático”. Na sequência, você receberá todas as instruções necessárias para dar continuidade ao procedimento.
Como imprimir boleto MEI vencido?
A condição do Microempreendedor Individual é conhecida por facilitar a vida do empresário de diversas formas. Por isso, caso o seu boleto MEI esteja vencido, não será necessário recorrer a nenhum local especial ou realizar qualquer tipo de cálculo.
Para sanar esse problema, bastará retornar à aba “Pague sua Contribuição Mensal” e, assim como foi feito da primeira vez, clicar em “Boleto de Pagamento”. Contudo, como o boleto estará vencido, o site realizará a atualização dos valores de forma automática e estipulará uma nova data de vencimento.
Lembre-se que, se o novo boleto vencer, será necessário atualizá-lo novamente.
Formas de pagamento dos DAS
Em termos de formas de pagamento, o boleto MEI funciona como qualquer outro boleto. Por esse motivo, as formas de pagamento mais usuais, como o dinheiro, o débito automático e o cartão de crédito (se o seu banco permitir essa opção) poderão ser utilizadas para quitar o débito.
Vale destacar também que o MEI que acabou deixando de pagar o DAS por muito tempo e gerou uma dívida grande, poderá optar pelas opções de parcelamento especiais, que também podem ser acessadas na aba “Pague sua Contribuição Mensal”.
Portanto, o boleto MEI é um documento que marca a vida de um microempresário individual de forma constante. Assim, esperamos que as dicas apresentadas sirvam para lhe ajudar a resolver todos os problemas relacionados à emissão e ao pagamento dessa guia.