Para quem possui um espírito empreendedor, a ideia de criar um mercadinho de bairro seria uma ótima para começar no ramo do empreendedorismo. Uma pesquisa recentemente mostrou que aproximadamente cinquenta milhões de brasileiros são donos de empresas.
Isso só mostra o quanto o brasileiro é persistente e consegue sobreviver e crescer facilmente com comércios em geral. O fato motivador para tentar de tudo até dar certo é o desejo pela independência. E, a melhor forma é possuindo um negócio próprio.
Apesar de muitos desistirem desse sonho de abrir um negócio, muitos persistem e têm grandes vendas e consumidores fiéis. Então, por isso, neste artigo você vai aprender a como montar um mercadinho de bairro do zero. Pode ser algo pequeno, mas acredite: o crescimento vem!
Quanto fatura um mercadinho de bairro pequeno?
Um mercadinho de bairro, do tamanho que for, pode ser chamado de minimercado sem nenhum problema. Por causa de não haver essa diferença, em alguns momentos será dito minimercado.
Bom, um minimercado consegue faturar até trinta mil reais mensais. Claro que isso varia de acordo com a localização e a necessidade das pessoas. O Sebrae realizou uma pesquisa que confirma esse valor: mensalmente esse tipo de comércio fatura de cinco mil a trinta mil reais.
Mesmo sendo muito variável e dependente de muitos fatores, sempre tem aquele ponto fora da curva. Desse jeito, sempre terá estabelecimentos deste setor faturando mais de trezentos mil reais e outros que faturam bem menos.
O que vender em mercadinho de bairro?
Os produtos variam conforme a necessidade, como dito anteriormente. Mas, como é um mercadinho de bairro, tem a função de ajudar os clientes a não precisarem ir tão longe por algo que pode ser bem pequeno, ou bem grande.
Olha só as dicas de produtos:
– Alimentos congelados, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, bebidas, padaria, hortifruti, frios, enlatados, alimentos industrializados e outros.
Com isso, nada pode faltar para a clientela. E outro ponto importante é: não suba os preços subitamente e sem saber as condições do público-alvo e como ele reagirá. Se não tomar cuidado, o tiro pode sair pela culatra.
Como montar um mercadinho de bairro?
Agora é hora de ir direto ao ponto que exige bastante atenção e planejamento para que o sonho de mercado vire realidade.
São sete passos que irão te auxiliar para abrir um mercadinho de bairro de muito sucesso, reconhecido e priorizado pelos consumidores locais.
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Planejamento
Como tudo que se faz, com um comércio não é nada diferente. O planejamento deve ser o primeiro. Há muita coisa que deve se levar em conta e colocar no orçamento. Afinal, o objetivo é ter lucro, não é mesmo? Então tenha tudo bem esquematizado e esteja preparado.
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Capacitação
Não é do dia para noite que você se tornará o melhor empreendedor ou vendedor. É preciso muito estudo para se capacitar e conhecer o mercado, que pode ser um “terreno” inóspito. Na internet mesmo tem vários cursos interessantes para empresários (pequenos ou grandes).
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Gestão
Nesse passo, procure fazer uma gestão financeira correta, sem se autossabotar. Muitos empresários chegaram à falência, porque não entendiam sobre capital de giro inicial. Não fique perdido nisso, invista em conhecimento.
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Tecnologia
Tudo para facilitar o atendimento e o consumidor não perder tempo na sua rotina. Sabe-se que muitos têm uma rotina corrida e mal dá tempo de ir ao supermercado. Então é um ponto que merece atenção.
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Regime tributário
Tenha em mente: direitos e deveres como negociante. Não adianta tentar passar por cima de leis. Certifique-se de seguir tudo à risca. Caso contrário, as multas estarão presentes na sua vida constantemente, até levar à falência do seu comércio.
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Marketing
Slogan preparado? Hora de investir na divulgação do seu negócio. Faça tudo com sabedoria para chamar a atenção e curiosidade dos consumidores. Assim como colocar preços convidativos a produtos de qualidade. Melhor aliança que poderia existir.
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Fornecedores
Antes de abrir o mercado, procure os melhores fornecedores. A qualidade é algo que deve ser levado seriamente em conta, por isso não foque apenas no valor cobrado por eles. Analise tudo da melhor forma e veja se cabe no orçamento inicial. Além disso, faça contatos, converse.
Ideias de nomes para mercadinho de bairro
Para criar nomes de mercadinho de bairro pode não ser uma tarefa muito fácil, por exigir um pouco de criatividade. Mas isso não te impedirá.
Veja algumas ideias para você se inspirar e criar o melhor para o seu empreendimento:
- Mercadinho do descontão
- Descontão na medida certa
- Mercadinho popular
- Mercadinho (nome do bairro)
- Santa economia
- Mercadinho do (a) (nome do proprietário ou pessoa homenageada)
- Sacola cheia
- Desconto na hora
- Para todas as horas
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